Visitas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Em breve, saberão o que se passou na nossa festinha de natal.   
Numa festa onde: nasceu Jesus, houve música e dança, um pai natal que trouxe prendas e outro que queria ir para a praia... Isto promete. Esperem para ver... 

Um Santo Natal
E
Bom Ano 2012

Com muitas leituras, é claro!!!!
5 Minutos de Leitura - Uma Escola a Ler

15 de dezembro de 2011




    Numa bela manhã, cinco amigos foram dar um passeio pelas terras do Alentejo. Um deles chamado D.Chouriço encontrou uma árvore diferente das outras e resolveu subi-la. Quando chegou láo cimo, ficou espantado com a beleza imensa que caraterizava esta região.
    Era maravilhoso, o contraste entre a mancha castanha e verde do montado e o azul cintilante das águas do Grande Lago.
    D.Chouriço, curioso, resolveu investigar.
   A D.Corticinha, O D.Azeite, o D.Mel de Rosmaninho e a D. Cilarca também ficaram com vontade de saber mais. Assim, os cinco amigos partiram á descoberta da beleza natural da região onde tinham nascido e onde sempre viveram.
    Começaram por investigar o Grande Lago. Assim que se aproximaram, avistaram logo um peixinho muito engraçado, mas que se sentia só e triste.
    A D. Cilarca perguntou ao peixinho, quem ele era e o que tinha.
    Ele respondeu, que era um achigã e que não tinha ninguém para brincar.
    D.Chouriço disse para não se preocupar, que ele tinha a solução para o problema. A solução era, os cinco amigos irem brincar com o peixinho, e assim fizeram.
    Brincaram,brincaram...
    D.Mel de Rosmaninho, já cansado de tanto brincar, desafiou os amigos para irem dar uma volta pelo montado e apanhar bolotas.
    Assim que chegaram perto de um sobreiro, ouviram um estranho barulho. Era uma perdiz que tinha desequilibrado e caído de cima de um sobreiro. Como sempre, lá estavam os nossos amiguinhos prontos para ajudar.
    A perdiz não se tinha magoado e resolveram brincar um pouco com ela, á apanhada e ás escondidas.
    Chegou a hora do lanche. Eles foram lanchar.
    Já com a barriguinha cheia, nenhum deles lhe apetecia continuar a andar. È nessa altura, que o D. Chouriço sugere que leiam um livro, pois ler torna-nos mais cultos e inteligentes.
    Estavam tão entusiasmados que nem se aperceberam que estava a escurecer. Passaram a noite no campo.
    Quando acordaram, tomaram um belo banho e subiram ao cimo da serra. Lá bem no cimo encontraram um sobreiro grande e grosso e ao seu lado uma azinheira com uma bolota muito rechonchuda.
    Olharam em redor e viram como eram lindos, o montado e o Grande Lago. Juntos, acharam que devia haver alguma iniciativa para que se pudesse dar a conhecer a toda a gente aquela beleza. Foram rapidamente contar o que tinham pensado á comunidade de Portel e algum tempo depois, começou a realizar-se a "Feira do Montado".

Desculpem lá amiguinhos, estivemos imenso tempo sem dar notícias, mas podem fiocar descansados que não estivemos parados.
Fizemos muitas coisas e acima de tudo lemos muito, esperamos que vocês também!
A nossa escola comemorou  São martinho, com as sempre habituais castanhas assadas.



Falou-se como é comum acontecer nesta altura do ano da "Lenda de São Martinho", mas este ano foram feitos fantoches co materiais recicláveis, e deu  nisto...